A taxa de juros aumentou novamente, e agora? Qual o impacto real no meu bolso?

28-09-2023

Que a taxa de juros subiu novamente talvez já tenhas ciência, mas o impacto desta notícia em nossas vidas é algo que nem sempre conseguimos mensurar.

O cenário econômico é dinâmico e está sempre em constante evolução. Um dos elementos mais importantes dessa dinâmica é a taxa de juros, que tem um impacto direto no bolso do cidadão comum. À medida que as taxas de juros sobem, é crucial entender como isso afeta nossa vida financeira e o que podemos fazer para proteger nosso dinheiro. No café com finanças* desta semana exploramos o impacto deste aumento e fornecemos dicas práticas para ajudar você a navegar por esse cenário financeiro desafiador.

Então quais são os impactos diretos?

Quando a taxa de juros aumenta, isso tem repercussões em várias áreas da economia e, consequentemente, em nosso bolso da seguinte forma:

- Empréstimos ficam mais caros:

Taxas de juros mais altas significam que empréstimos, como financiamentos de veículos e hipotecas, terão custos mais elevados. Ou seja, pagaremos mais juros ao longo do tempo.

- Cartões de crédito:

As taxas de juros dos cartões de crédito geralmente estão vinculadas à taxa de juros de referência. Isso significa que se houver dívidas de cartão de crédito, estas podem ficar mais caras.

- Custo de vida mais elevado:

Porque como as empresas também sofrerão impacto nos seus respetivos empréstimos, este impacto pode ser repassado ao consumidor em forma de aumento de preço.

- Poupança e investimentos:

Para quem possui investimentos, os produtos financeiros de menor risco e atrelados a empréstimos tendem a ficar mais atrativos, proporcionando uma transferência de capital e consequentemente um pior resultado dos investimentos em negócios (ações).

Então como devemos proceder neste momento crítico de alta de juros?

Listo abaixo dicas simples que vão facilitar imenso a passagem por este período económico turbulento.

1. Reveja seu orçamento, e caso ainda não tenha, crie um. Desenvolva o hábito de avaliar seus gastos e encontre maneiras de economizar dinheiro. Reduzir despesas desnecessárias pode ajudar a compensar os custos extras de juros. Lembre-se, gastos são como unhas, estão em constante crescimento e de tempos em tempos precisamos cortar.

2. Pague dívidas prioritárias. Concentre-se em quitar dívidas com juros elevados, como cartões de crédito. Reduzir suas dívidas o ajudará a economizar a longo prazo.

3. Refinancie empréstimos. Se houver empréstimos com taxas de juros variáveis, considere a possibilidade de refinanciá-los para fixar as taxas em níveis mais baixos, se possível.

4. Diversifique seus investimentos, mantendo uma carteira de investimentos diversificada para mitigar o risco. Consulte um profissional financeiro para orientação.

5. Mantenha um fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas, como reparos na casa ou despesas médicas. Isso o ajudará a evitar recorrer a empréstimos caros.

6. Aumente sua educação financeira, aprenda sobre investimentos, economia e gestão financeira. Quanto mais você souber, melhor tomará decisões.

7. Cuidado com o efeito manada. Lembra do desespero das pessoas na pandemia comprando papel higiénico num volume muito superior do que seria a normalidade? Pois é, até hoje não se sabe o motivo, mas o fato é que na época muitos seguiram a manada sem motivo algum. Por isso não se deixa influenciar pela emoção. Em momentos turbulentos a razão precisa ser superior a emoção. Crie o hábito de se perguntar o motivo de estar fazendo algo.

8. Esteja em um ambiente onde o foco é a solução e não o problema. Pouco importa de quem é a culpa por ter feito ações que não podemos controlar. O que importa é como nos comportamos em consequência destas ações. E estar em um ambiente onde frequentemente estamos pensando na solução do problema facilita muito a resolução do mesmo.

O aumento da taxa de juros é uma realidade que afetará o bolso de todos. No entanto, com educação financeira e um plano sólido, podemos proteger nosso dinheiro e tomar decisões financeiras inteligentes. Lembre-se que cada situação financeira é única, então, adapte essas dicas às suas necessidades específicas e busque orientação profissional quando necessário. Com o conhecimento certo, é possível enfrentar os desafios das taxas de juros mais altas com confiança.

café com finanças*- Live no instagram @marcoflavio.oficial onde traduzimos o resultado das noticias no nosso bolso. Toda Quinta-feira às 7:37 hs.

© 2023 Oxigénio Financeiro. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora